18 novembro, 2010

A vida dos Dinossauros

imagens retiradas de http://www.avph.com.br/



Conheça os dinossauros:


A Dinastia dos Dinossauros.

No início do período Triássico, cerca de 250 milhões de anos atrás, havia 2 grupos principais de répteis terrestres: os sinápsidos (os mais numerosos) e os arcossauros. Mas, no final do Triássico, cerca de 213 milhões de anos atrás, os arcossauroa passaram a predominar. estes répteis incluem os crocodilos, os pterossauros e os dinossauros.
Comparado com os sinápsideos, os dinossauros de sobressairam em quase tudo: eram maiores, mais ferozes e mais rápidos! No início do período Jurrásico, eles prevaleceram sobre todos os outros animais terrestres. E nossos ancestrais mamíferos, que eram do tamanho de porquinhos-da-Índia, escondiam-se em tocas durante o dia e delas saiam somente à noite. Os únicos outros grandes animais eram os répteis marinhos, como os plesiossauros, e os pterossauros, que dominavam os céus.



Dominação Dinossáurica

Por que os dinossauros dominaram o planeta por tanto tempo?
As estruturas do corpo dos dinossauros evoluiram e os tornaram rápidos e ágeis, o que deu a eles vantagens sobre seus competidores. Alguns cientistas acreditam que os dinossauros tinham sangue quente, ou seja, que eram capazes de manter a temperatura do corpo constante. Com isso, eles podiam ser mais ativos e, talvez até mais importante, ter o cérebro maior e mais eficiente.
Havia muitos tipos diferentes de dinossauros: alguns eram enormes como o Argentinossauros ou pequenos como Coelophysis; outros eram ativos como o Velociraptor  ou mesmo lentos como o Euoplocephalus. É possível que alguns dinossauros tivessem sangue quente, como os mamíferos, enquanto outros tivessem sangue frio como todos os outro répteis, ou até mesmo que muitos dinossauros fossem de sangue quente a maior parte do tempo, mas nem todos eles tivessem sangue quente o tempo todo!



Tempos Antigos


A Terra, mas não como a conhecemos hoje...

Durante o período Triássico, o planeta era formado por uma única massa de terra, um enorme supercontinente chamado Pangea. nesse período, o clima era quente e seco, e como não havia mares entrando no continente ou calotas polares, a temperatura era constante. Também não havia plantas ou flores. Nas partes mais secas do planeta, havia ciprestes e araucárias, assim como plantas não tão familiares para nós, como sequoias, cicas e podocarpos. Nos locais mais úmidos e próximos dos rios, havia árvores de samambaias e licopódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário