16 novembro, 2010

criaturas magicas

Aqui seram citadas todas as criaturas magicas, mitologicas e lendarias que eu conheço, espero que gostem.



1: Grifo



















Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. Com corpo de leão, tinha um bico de águia e era dotado de asas. O seu nome, em grego, significa "recurvado", como alusão ao bico curvo de águia e às garras de leão. Na Grécia antiga, este ser foi também associado a Apolo Sauróctono e aparecia a seu lado, por vezes, em substituição do cisne. Provavelmente com origem no Médio Oriente, onde frequentemente se esculpiam em estruturas arquitectónicas (nomeadamente na Pérsia), tinham o nome de "querubim" ou karbu entre os Acádios. A sua ligação à Pérsia e a presença de parte do corpo de um animal relacionado com o Céu como a águia e de um outro estreitamente conotado com a terra como o leão fez com que se associasse tanto aos magos persas, símbolo da sabedoria das coisas terrenas e celestes, como ao sincretismo dos poderes terreno e sobrenatural num só governante.


2: Hipôgrifo





















O hipogrifo é nativo da Europa, embora seja atualmente conhecido no mundo inteiro. Tem a cabeça de uma enorme águia e o corpo de cavalo.


Sua pelagem brilhante muda suavemente de pena para pêlo, e existem hipogrifos de várias cores: cinza-chuva, bronze, rosado, castanho brilhante e nanquim. Seus olhos são alaranjados e suas asas podem chegar ter 4 metros de comprimento.

O hipogrifo escava o chão à procura de insetos, mas come igualmente aves e pequenos mamíferos. Em época de acasalamento, esse animal constrói um ninho no chão e ali deposita um único ovo, grande e frágil, que choca em vinte e quatro horas. O filhote de hipogrifo está pronto para voar uma semana depois, embora ainda vá levar meses para poder acompanhar seus pais em viagens mais longas.



3: Fenix






















A Fénix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continüidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.


A impressão que a sua beleza e tristeza causavam em outros animais, chegava a provocar a morte deles. Segundo a lenda, apenas uma Fénix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a. C., afirmou que esta ave vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97,200 anos.

Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova Fênix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol.

Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto.



4-Dragão




















O dragão possui a faculdade de assumir muitas formas, mas essas formas são inescrutáveis. Em geral o imaginam com cabeça de cavalo, cauda de serpente, grandes asas laterais e quatro garras, cada qual equipada com quatro unhas. Fala-se também de suas nove semelhanças: seus chifres assemelham-se aos de um cervo, sua cabeça à do camelo, seus olhos aos de um demônio, seu pescoço ao da serpente, sua barriga à de um molusco, suas escamas às de um peixe, suas garras às da águia, as plantas de seus pés às do tigre e suas orelhas às do boi. Há exemplares desprovidos de orelhas e que escutam pelos chifres. É habitual representá-lo com uma pérola, que está pendurada em seu pescoço e que simboliza o Sol. Nessa pérola está seu poder. Se a tiram dele, é inofensivo

A história lhe atribui a paternidade dos imperadores. Seus ossos, dentes e saliva gozam de virtudes medicinais. Pode, conforme sua vontade, ser visível ou invisível aos homens. Na primavera sobe aos céus; no outono afunda nas profundezas das águas. A ciência distingue diversos gêneros. O dragão celestial transporta nas costas os palácios das divindades e não deixa que eles caiam sobre a Terra; o dragão divino produz os ventos e as chuvas, para o bem da humanidade; o dragão terrestre determina o curso dos arroios e dos rios; o dragão subterrâneo toma conta dos tesouros vedados aos homens. (…)

O dragão governa as montanhas, vincula-se à geomancia, mora perto dos sepulcros, está associado ao culto de Confúcio, é o Netuno dos mares e aparece em terra firme. Os reis dos dragões do mar vivem em palácios resplandecentes sob as águas e se alimentam de opalas e de pérolas. Há cinco desses reis: o principal está no centro, os outros quatro correspondem aos pontos cardeais. (…) São imortais e podem comunicar-se entre si apesar das distâncias que os separam e sem necessidade de palavras.


5-Centauro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O torso e cabeça do Centauro é humano e a parte inferior do corpo é de cavalo. Os Centauros descendem de Ixião, filho do rei dos Lápitas e de uma nuvem com a forma da deusa Hera. O seu filho, Centaurus, acasalou com éguas, gerando os bárbaros cavalos-homem das montanhas. A palavra "cento" significa "ferir" e eram conhecidos como criaturas selvagens, brutais e indomáveis. Todos excepto o sábio e delicado Quíron. A palavra "tauro" refere-se a touro, embora os centauros fossem na realidade semi-equinos, quer na aparência, quer na sua natureza.


Os Centauros frequentavam as montanhas da Tessália, onde tinham a reputação de levarem uma vida orgiástica, sensual e sem regras, sobretudo quando invadiram a festa de noivado dos Lápitas, povo grego do norte da Tessália, que se havia reunido para celebrar o casamento de Pirito. Embriagados, os centauros violaram e assassinaram as pessoas e tentaram raptar a noiva. A invasão dos Lápitas foi um famoso tema representado em muitas tapeçarias e pinturas do Renascimento.

A sua natureza apaixonada e indomável tornou-os facilmente associáveis às festas de Baco ou Dionísio e os centauros eram representados em túmulos e monumentos funerários como guardiões do mundo subterrâneo.

Posteriormente, surgiu Quíron, um líder dos centauros, famoso pela sua bondade e sabedoria, perito nas artes da música, medicina e tiro com setas. Quíron tornou-se o tutor de Aquiles, Hércules e outros heróis da Antiguidade. Hércules matou acidentalmente Quíron com uma seta envenenada e anos mais tarde recebeu a vingança de Nesso, um centauro que o presenteou com uma camisa envenenada que se colou ao seu corpo e o queimou até à morte.

7 comentários:

  1. Acho Que Todos São Irados a Dessa!!

    ResponderExcluir
  2. Conheço Todos, Meus Favoritos São Grifo e Fenix Mais Ipogrifo Tbm e Irado!!

    ResponderExcluir
  3. Porke nao escreve sobre Dragao, Dragonianos e Tal??

    ResponderExcluir
  4. A fênix é sem duvida o ser mais incrível que inventaram! Se eu pudesse ser um animal seria sem duvida uma fênix (muito legal renascer das cinzas!)

    ResponderExcluir
  5. escreva sobre vampiros mas que não sejão medonhamente orripilantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos os vampiros são horripilantes, menos o viadinho do Edward.

      Excluir